sábado, 13 de junho de 2009

MOVIMENTO ESTUDANTIL DA USP - EAD É INCLUSÃO SOCIAL!!!!

A respeito do movimento feito pelos estudantes da USP:
"na contramão da história"!
"É lamentavel"!
A universidade tem proporcionado muitas oportunidades de reflexão na direção do questionamento quanto ao desempenho de nossos papeis na sociedade. Como cidadãos e como profissionais. Como pais, mães, avós, amigos... como seres humanos.
O que se pretende frear com a opção por uma questão desse tipo dentro de uma universidade que desempenha um papel tão importante no caminho da autoria da historia desse país, é a opção clara pelo caminho de manutenção do status e limitação de acesso ao conhecimento enquanto fonte de poder quando se assume um papel de co-autor da própria história.
A propósito do comentário acima feito pelo colega quanto a necessidade de maior conhecimento a respeito da qualidade dos alunos de EAD, não acredito que seja falta de conhecimento sobre as competências exigidas, e sim a consciência do poder de transformação social oriundo dos movimentos incrementados devido a EAD. Currículo, Avaliação, Ensino e Aprendizagem sempre foram o calcanhar de Aquiles da Educação Nacional e o desempenho e a participação das massas sempre apareceu como perigo iminente.
A EAD está abrindo as portas para uma proposta de currículo há muito pretendida por nomes como Paulo Freire. Hoje temos a frente da educação nacional pessoas que estão muito perto de nós professores. Nós, reflexo do cotidiano real da educação nacional.
Estamos dentro da universidade e de uma forma ou de outra temos a facilidade de estar em contato com as modificações propostas mas com a oportunidade de opinar, mesmo que não seja atendido nesse momento, as reclamações oriundas das bases já conseguem incomodar e provocar movimentos que deixam muito claro o posicionamento político dos diferentes grupos.
As relações estabelecidas a partir das TIC's também vem sendo alvo de “preocupações”e nesse caso sim faz-se desconhecido que as relações aqui estabelecidas atingem o aluno de forma a desmontar algumas verdades até então absolutas com o prazer da autoria na construção desse conhecimento. É a liberdade do humano pelo próprio humano! E esse conceito de relacionamento não tem como não alterar as formas de se avaliar. Produtor e autor, o indivíduo sente a coragem e tem a bagagem para defender o seu ponto de vista, nesse caso devidamente amparado pela teoria e pelo seu grupo, nesse caso, maioria.
Sofrendo tais influências o cidadão toma pela mão as rédeas de sua maior dificuldade, fazer parte de um contexto de conhecimento como parte dele. Nesse caso sim, ADEUS imensos gráficos de reprovação nas mais variadas cidades desse país, pois temos assim condições reais de uma aprendizagem significativa.
A EAD tem esse poder de garantir uma Educação proposta por quem viu, viveu e ajudou a transformar a Educação da qual também foi vítima. O Mestre Paulo Freire. Agora é a nossa vez de agir e intervir.
Tantas informações estão ao nosso alcance através de alguns conteúdos, tantos conflitos entre discursos e posicionamentos, tantas conversas ansiosas nos encontros com os tutores, tantos desejos por respostas e oportunidades de fala... Estamos construindo esse espaço. E como dizem, Não podemos perder o bonde da história. Esse é o problemas dos defensores desse NÃO, eles sabem que expressam apenas um ponto de vista.

"O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada. O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigma instrucionista. Papert denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento.
De acordo com VALENTE (1993), dependendo do paradigma utilizado em informática aplicada à educação, instrucionista ou construcionista, o profissional terá um papel mais ou menos relevante. Na primeira, o uso do computador se restringe como suporte ao ensino da disciplina em que o professor atua. Na construcionista, o mediador necessita conhecer sobre ferramenta computacional, sobre processos de aprendizagem, ter uma visão dos fatores sociais e afetivos. "

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