Globalização
Aqui está um exemplo claro do que podemos fazer para tomarmos em nossas mãos a oportunidade de mudança paradigmática e assism transformar a sociedade de nossos filhos e netos começando pelo nosso cotidiano. Que a Globalização existe não há dúvida. Que é cruel também não. Agora o que se precisa é de ações que estejam direcionadas, por isso é melhor que nós, professores coordenemos esses movimentos trazendo para as discussões da escola o currículo cotidiano que ela ainda não vê. Temos base legal para isso com o parágrafo abaixo encontrado.
§ 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. (9394/96)
"A globalização é considerada a culminância de um processo de internacionalização do mundo capitalista." Isso pode ser considerado como uma boa situação já que toda culminância supõe ápice e todo ápice supõe decadência. E é nessa onda que devemos embarcar afim de cumprir o objetivo da educação segundo o título I da 9394/96.
TÍTULO I
Da Educação
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
Seria um movimento como o descrito por Alvim Toffler em seu livro: A Terceira Onda. A morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização onde ele se concentra em compreender os “destinos a que nos leva a mudança. Afinal como ele diz: “Se devemos governar sociedades que avançam para o século XXI, devemos plo menos considerar as tecnologias e instrumentos conceptuais tornados possíveis para nós no século XXI.” (pg. 418)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial